domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PANDEMIA: MAIS DE 400 SERVIÇOS FEDERAIS FORAM DIGITALIZADOS

Redação - 06/10/2020 19:49

De acordo com o Ministério da Economia, os número de serviços públicos federais transformados em digitais aumentaram em 400 durante a pandemia de Covid-19. O portal gov.br oferece 3.870 serviços de 190 órgãos federais, dos quais 2.368 (61,2%) são totalmente digitalizados.
Além disso, o portal oferece 615 serviços (15,9%) parcialmente digitalizados – com etapas executadas no portal, mas que ainda exigem algum procedimento presencial, como por exemplo, a entrega de documentos. Existem também 887 serviços não digitais, que só podem ser iniciados no site, mas exigem a presença física nas demais fases.

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, atualmente 80 milhões de brasileiros têm login e senha no portal gov.br, isto é, 40 vezes mais que o total registrado em janeiro de 2019, quando apenas 2 milhões de brasileiros usavam os serviços de forma digital.

No ano passado, o governo estabeleceu a meta de digitalizar 100% dos serviços públicos federais até o fim de 2022. O cronograma foi acelerado, para evitar aglomerações durante a pandemia, aponta o Ministério da Economia. Com isso, o governo está dando prioridade para serviços que beneficiam grande número de pessoas, como os pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição, os pedidos de auxílio emergencial e o seguro-desemprego do empregado doméstico.

Entre os serviços totalmente digitalizados, estão a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital e o aplicativo Meu INSS, que permitem atendimento inteiramente on-line. Em relação ao Meu INSS, o governo promove, desde agosto, um projeto piloto de realização de prova de vida pelos aposentados de forma exclusivamente digital, por meio do sistema de biometria facial pelo celular.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.