Na próxima semana, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) vão se reunir para discutir o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino em Salvador. Apesar de não ter ainda a data de retorno das aulas presenciais, prefeitura e governo já concluíram a montagem de um plano de retomada que pode entrar em operação a qualquer momento.
Segundo informações do Correio, o secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, adiantou que existe um desenho definido de como será o processo de retomada do calendário estudantil. “Temos tudo pronto para a volta às aulas na cidade, de ponto de vista da estrutura, protocolos de saúde e planejamento pedagógico, resultado de um trabalho realizado em completa parceria com o governo estadual, como tem sido desde o início da pandemia. Só falta o prefeito dizer a data”, afirmou.
A princípio o plano prevê o retorno seriado, dos níveis mais altos para os mais baixos. Assim, universidades e faculdades reabririam em um primeiro momento. Em seguida, seriam liberadas as unidades do Ensino Médio. Em um terceiro momento, viria o Ensino Fundamental. “A Educação Infantil ficará para um segundo momento”, acrescentou Barral, ao indicar a probabilidade de que essa faixa escolar só seja liberada a partir de 2021.
O plano estabelece ainda redução no número de alunos por cada turma e escalonamento de horários e escolas, para evitar riscos de disseminação do novo coronavírus. Os sinais de que a reabertura das escolas na capital estava próxima foram emitidos de maneira clara pelo prefeito em entrevista à imprensa nessa sexta-feira (02) (veja aqui).
Foto: Fernando Vivas/GOVBA