O prefeito de Salvador, ACM Neto, divulgou hoje (02) um balanço da evolução do novo coronavírus na cidade. Segundo o gestor, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a covid-19 está em 41%, se mantendo estável nesse patamar. No caso dos leitos clínicos, o percentual é de 47%.
Na semana do dia 20 a 26 de setembro, houve um recuo de 35% nos óbitos provocados pela doença, na comparação da média móvel das mortes com a mesma medida nos 14 dias anteriores. Esse comportamento da curva se observou também na média móvel das duas semanas anteriores e tem sido uma tendência na cidade, que registra ainda queda na velocidade de contágio.
“Entramos num caminho de retomada que espero ser a dinâmica até que haja a imunização da nossa população contra a covid-19. Vale frisar que a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para tratar pacientes com a doença estaria na faixa dos 30% se a gente não tivesse desmobilizando leitos para outras necessidades, sendo que o parâmetro para a terceira fase da reabertura, que é a que estamos, era a ocupação de no máximo 60%”, lembrou o prefeito.
Foto: Mateus Pereira