quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4126 Dólar 5.0178

CAMPANHAS EM SALVADOR SE COMPROMETEM COM PROTOCOLOS DE SEGURANÇA SANITÁRIA

admin - 26/09/2020 13:00 - Atualizado 26/09/2020

As recentes cenas de aglomeração promovidas durante a realização de muitas convenções em cidades do interior da Bahia ligaram o sinal de alerta na prefeitura de Salvador. Nesta sexta-feira, 25, o prefeito ACM Neto (DEM) prometeu tolerância zero contra os empolgados que não entenderam que o país ainda está passando por um período de pandemia e tentarem realizar arrastões e caminhadas com o público acima do permitido. O governador Rui Costa (PT) já havia criticado essas manifestações pelo interior e chegou a acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, na última terça-feira, 22, estabeleceu um protocolo de Segurança Sanitária para os pleitos em 2020, que prevê punição e até uso da força policial para encerrar atos que violem as medidas sanitárias.

Diante do cenário e inflexão para atos que possam provocar risco à saúde pública, os partidos que disputarão a eleição para à Prefeitura de Salvador se movimentaram e estabeleceram protocolos sanitários que deverão ser seguidos por todos os seus candidatos. O Democratas estabeleceu, por exemplo, que em 2020 não haverá caminhadas e nem comícios, como medida para evitar aglomerações. A campanha vai optar por realizar carreatas ao invés de eventos de rua. No caso dos eventos em espaços fechados, as regras preveem limite de 100 pessoas, conforme decreto estadual em vigor, medição de temperatura, distribuição de álcool em gel e distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

“Essa não será uma eleição como as outras porque estamos ainda vivendo uma crise sanitária. Decidimos criar esse protocolo para que a nossa campanha seja a mais responsável e segura possível nesse momento de pandemia.” ressaltou Bruno Reis, candidato do DEM. Os partidos de esquerda e centro que formam a base do governador Rui Costa (PT) não vão abrir mão das atividades ao ar livre e, para evitar contaminações, apostarão no rigor na fiscalização do cumprimento dos protocolos por parte de sua militância. A ‘Coligação que Cuida de Gente’, formado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), não deve abrir mão dos eventos, mas ressaltou em nota que “seguirá todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, que inclui o uso de máscaras, álcool em gel e a manutenção do distanciamento social e que seguirá o decreto do Governo da Bahia que estabeleceu o limite de 100 pessoas em eventos e atividades públicas.

“As atividades foram retomadas para que a vida das pessoas comecem a se aproximar novamente da normalidade, mas não podem ultrapassar o limite do bom senso em hipótese alguma. Orientamos nossa militância, nossos candidatos a vereadores e vereadoras e nossos dirigentes a não provocarem aglomerações”, destacou a major da PM Denice Santiago, candidata do PT à Prefeitura de Salvador. Outro coligação de centro-esquerda que compõe a base do governador Rui Costa (PT) que não deve abrir mão de atividades nas ruas é a do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Progressista (PP). Com objetivo de assegurar as medidas preventivas à propagação da COVID-19 nas atividades presenciais da candidata Olívia Santana (PCdoB), a realização dos eventos serão em locais que garantam o distanciamento distanciamento social de 1,5m, os participantes deverão usar máscaras corretamente, o espaço deverá ter “equipe de higienização” e foi a única chapa que informou que esses eventos deverão ter “tempo máximo de duração 2h30”.

A chapa formada pelo PSOL, PCB e UP informou que o seu protocolo para o pleito de 2020 está pautado na “preservação da saúde da população e dos seus militantes”. A coligação de esquerda informou que estão sendo evitadas aglomerações e tomadas todas as medidas cabíveis para dirimir os riscos em ocasionais reuniões presenciais, com número reduzido de pessoas, como distanciamento físico, uso de máscaras e de álcool em gel. “Estamos preocupados com a realização de eleições nesse período, mas não nos furtaremos a pautar a cidade de Salvador e as necessidades de sua população, que sofre com os impactos da pandemia, da falta de emprego e da precarização e privatização dos serviços públicos”ressaltou o candidato Hilton Coelho.

A coligação Salvador dos Bairros, formada pelo Podemos, Rede Sustentabilidade e PTC, divulgou nota que adotará os seguintes protocolos sanitários na corrida eleitoral de 2020: equipe reduzida nos eventos; distanciamento social; medição de temperatura, uso de EPI’s (máscara, luvas e protetores faciais), álcool gel e rígido controle do limite máximo de 100 pessoas em eventos externos e internos. A recomendação é que o protocolo seja adotado e executado tanto pela chapa majoritária, quanto pela proporcional. “A coligação Salvador dos Bairros está atenta aos protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes e se compromete a adotar todas as medidas essenciais para garantir a segurança de todos em seu percurso eleitoral” garantiu o deputado federal Bacelar (Podemos), cabeça de chapa na disputa a prefeito da primeira capital do Brasil.

O candidato do Pros ao executivo municipal da capital da Bahia, Celso Cotrim (Pros), afirmou que sua campanha deverá seguir os seguintes protocolos: Uso de máscaras, atividades fechadas com no máximo 80 pessoas, medição de temperatura, não participação de membros do grupo de risco, distanciamento de 2 metros entre as pessoas e que irão priorizar carreatas, mas não descartam atividades de rua.

Comitês

O cientista político Cláudio André, pesquisador baiano e professor de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), pontua que são “Importante estas medidas” adotadas pelas coligações e partidos, mas destaca que elas só terão uma maior efetividade quando “incluir as atividades de campanha dos candidatos a vereador”.

Ele destaca que os “partidos devem assumir a coordenação efetiva das ações” e questiona: como ficarão o funcionamento dos comitês? Tema não abordado pelos partidos políticos e coligações nas respostas. A reportagem de A TARDE entrou em contato com a coligação formada pelo Avante-PSD-PMB, encabeçada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e pela administradora Eleuza Coronel (PSD); Com o candidato do Partido da Causa Operária (PCO), Rodrigo Pereira (PCO) e com o candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o vereador Cezar Leite (PRTB), mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.