sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PETROBRAS ENCONTROU EM SERGIPE AS MAIORES RESERVAS DE GÁS DO PAÍS, MAS SUSPENDEU OS INVESTIMENTOS

Redação - 25/09/2020 16:40

As reservas de gás do estado de Sergipe são consideradas a próxima fronteira petrolífera do país e o estado vai se tornar no médio prazo o maior produtor de gás do Brasil. As reservas descobertas no estado têm potencial para produzir até 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, volume maior do que o Brasil importa da Bolívia. Mas a Petrobras decidiu esta semana adiar os investimentos e o projeto foi retirado do plano de investimentos da estatal para o período entre 2021 e 2025.

Segundo a Petrobras a meta é focar nos grandes reservatórios do pré-sal que já estão em desenvolvimento, como o campo de Búzios, em frente ao litoral do Rio. Apesar disso, após estatal fazer seis descobertas de petróleo e gás no estado,  em alguns blocos com parceria com a empresas  indianas, outras petrolíferas passaram a se interessar e a Exxon, por exemplo, já tem nove concessões na região.

A Petrobras tinha até o fim de 2020 para começar os investimentos na produção das reservas, mas a pandemia fez a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) suspender os prazos contratuais das concessões do setor. Assim as primeiras declarações de comercialidade podem ser feitas até setembro de 2021, o que garante à estatal mais tempo para definir o cronograma de investimentos na região.

A primeira vez que as descobertas de Sergipe apareceram em um plano de investimentos da Petrobras, tinham início de produção previsto para 2023. Na última versão do plano, divulgada em 2019, a data foi adiada para 2024 e agora está em reavaliação.

O anúncio pegou de surpresa o governo de Sergipe, que vive grande expectativa em torno dos investimentos e da receita gerados pela indústria petrolífera. O governador Belivaldo Chagas enviou ofício à direção da estatal pedindo informações sobre a decisão e defende que se a Petrobras não tem condições de fazer o investimento, que as operações sejam transferidas para outra empresa.

A Petrobras já colocou à venda concessões de exploração e produção de petróleo e gás em terra. Com informações do Estadão conteúdo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.