sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

TRUMP NÃO SE COMPROMETE COM TRANSIÇÃO PACÍFICA

Redação - 24/09/2020 09:05 - Atualizado 24/09/2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se nesta quarta-feira (23) a se comprometer com uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de 3 de novembro. O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, reagiu. Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, um repórter perguntou se o presidente firmaria naquele momento esse compromisso, após citar a ocorrência de tumultos e protestos em várias cidades americanas. “Teremos que ver o que acontece em novembro”, afirmou Trump.

O chefe de estado americano voltou a criticar o voto por correio, que ele considera, mesmo sem provas, uma fonte potencial de fraude. “Eu tenho reclamado muito sobre as cédulas. As cédulas são um desastre”, disse Trump, se referindo a cédulas postais. “Joguem essas cédulas fora e você terá uma transição muito pacífica – não haverá uma transição, na verdade, haverá uma continuação”, afirmou Trump. “As cédulas estão fora de controle. Os democratas sabem disso melhor que ninguém”, acrescentou.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos eleitores têm preferido votar pelos correios – o que é permitido na grande maioria dos estados americanos. Joe Biden e outros democratas acusam Trump de tentar desestimular o voto pelo correio por acreditar que isso aumentaria suas chances de se reeleger.

Foto: Tom Brenner / Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.