Já são nove dias seguidos que a cidade de Barra, no oeste da Bahia, vem sendo atingida pelas chamas de um incêndio florestal. Nessa quinta-feira (24), vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o desespero de moradores que viram o fogo no quintal de suas casas. No entanto, a assessoria do Corpo de Bombeiros explicou que o incêndio não está mais próximo das casas e que o trabalho da corporação evitou danos aos moradores.
No total, 30 bombeiros estão na cidade, 10 desde sábado (19) e outros 20 enviados nos últimos dias, segundo informou o prefeito da cidade, Deonisio Ferreira. Outros quatro aviões de combate às chamas foram deslocados para a cidade, enviados pelo Governo do Estado, duas já estavam na cidade desde o início da semana.
Ainda segundo o prefeito, nenhuma casa chegou a ser atingida pelo fogo e nenhum morador quis deixar sua residência. O incêndio atinge os povoados de Porto Novo, Simão e Itacoatiara, onde vivem cerca de 300 pessoas. “Não temos vítimas, feridos e nem iremos ter, com fé em Deus. O pessoal da assistência social está presente e dando suporte a todas as famílias. Nós oferecemos condições para que eles saíssem, mas acharam que não tinham necessidade”, explicou Deonísio.