sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

PANDEMIA AGRAVA CASOS DE ‘CROMETOFOBIA’

Redação - 15/11/2021 09:00

A síndrome da crometofobia não chega a ser um transtorno mental clinicamente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua Classificação Internacional de Doenças (CID), mas com a pandemia e a crise econômica passou a afetar um número maior de pessoas, apontam especialistas.

“No período de pandemia esse sintoma se acentuou e potencializou. Muitas pessoas desenvolveram medo de comprar até mesmo o básico, como gêneros alimentícios”, afirma o terapeuta sistêmico Tadeu Ferret.
O contexto de escassez normalmente é um gatilho, mas as causa para o pânico podem ser variadas, é o que explica o terapeuta financeiro Josmar Ribeiro. “A crometofobia é o medo extremo de gastar dinheiro. São pessoas as quais chamamos de acumuladores de dinheiro, com obsessão por acumular dinheiro”, diz.

Segundo o especialista da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), o distúrbio na forma mais grave pode levar até mesmo quem tem dinheiro suficiente a viver de forma “miserável” –, deixando, por exemplo, de pagar as despesas da casa para manter o saldo na conta, ou molhar as plantas para não elevar o gasto com água. É o tempo todo pensando em uma “emergência”, ele conta.

Ainda de acordo com Ribeiro, dependendo do grau da fobia, o ideal é buscar acompanhamento com um terapeuta financeiro, “ou profissional de psicologia especializado, a fim de direcionar a descoberta do seu eu, seu propósito de vida”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.