Oito das principais companhias de alimentos e bebida do país se juntaram em uma iniciativa para ajudar o pequeno varejo do país, que vive momento difícil por conta da pandemia de covid-19. O investimento ultrapassa R$ 370 milhões para beneficiar mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil – mais de 22 mil deles na Bahia.
O movimento foi chamado de NÓS e é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo. O apoio será dado a bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes que, somados, empregam cerca de 1 milhão de pessoas. Os pequenos varejos vão receber kits com cartilhas, cartazes, máscaras e álcool em gel.
O movimento está aberto para participação de outras empresas interessadas. São quatro frentes levadas em conta na atuação: a reabertura segura com foco na saúde, o reabastecimento facilitado do estoque, o fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores e a divulgação de informações relevantes do mercado.
Todas as ações tomadas serão alinhadas com governos locais em relação à reabertura. O projeto só vai atuar em regiões em que as autoridades permitiram a retomada dos pequenos varejos. Mais informações estão disponíveis no site da iniciativa.
Foto: Camila Souza/GOVBA