sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

SALLES: INCÊNDIO NO PANTANAL TOMOU PROPORÇÃO GIGANTESCA

Redação - 15/09/2020 18:45 - Atualizado 15/09/2020

Após os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso decretarem estado de emergência em decorrências de incêndios no Pantanal, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu nesta terça-feira que a situação tornou uma proporção “gigantesca” e que o prejuízo é grande.

“De fato o prejuízo a nossa fauna ele é grande, a flora e a parte de vegetação ela se recompõe. Agora, não pode ser um fogo da proporção gigantesca que está sendo, então por isso que estamos combatendo fortemente”, disse Salles, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Para o ministro, uma combinação de fatores, como o clima seco, o excesso de material orgânico e as restrições à utilização do fogo controlado causaram incêndios de maior proporção. Ele criticou a interrupção do fogo controlado, uma técnica centenária dos agricultores para limpar o pasto e o excesso de mato orgânico.

“Nós precisamos ter essa visão que certas técnicas conhecidas de maneiras centenárias, que é o uso de fogo controlado, a queima controlada, serve para limpar o pasto e quando não faz isso quando vem um incêndio com todo o material depositado em solo o incêndio se torna de muito maior proporção para além da questão climática “, afirmou.

 

 

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.