Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) mostram que o número de empresas abertas de abril a julho foi 31% maior que a quantidade de negócio fechados – foram 6.783 aberturas e 5.169 fechamentos.
Entre abril – mês seguinte ao início das medidas de distanciamento e isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus – e julho, foram 6.783 novas empresas no estado, informa o jornal Correio.
A atividade de destaque é a comercial. O número ainda está 29% abaixo da média no mesmo período do ano passado, quando 9.472 empresas foram abertas. Mas as estatísticas já indicam como, mesmo num período de crise, parte dos empresários assumiu os riscos e investiu num novo negócio.
A Juceb não faz interpretação dos números e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirma que, “no momento oportuno apresentará análises técnicas e econômicas sobre o cenário da Bahia durante este momento”. As cidades com mais empresas abertas, de acordo com os números brutos, são Salvador, que sedia 33% das novas empresas, seguido de Feira de Santana com cerca de 11% e Barreiras, com aproximadamente 6%.
Foto: Reprodução/ acrítica.com