domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ELEIÇÕES 2020: ITABUNA JÁ TEM SEIS PRÉ-CANDIDATOS

Redação - 18/08/2020 14:50 - Atualizado 18/08/2020

Seis nomes já se colocaram para a eleição de 2020 em Itabuna, no Sul da Bahia. Destes, dois podem se enfrentar diretamente: o médico Antônio Mangabeira (PDT) e o ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD). Além deles, Capitão Azevedo (PTB), Geraldo Simões (PT), Eric Júnior (PP) e Som Gomes, sobrinho do prefeito Fernando Gomes (sem partido), devem concorrer. A cidade conta com 212.740 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Em 2016, Fernando Gomes se elegeu pelo DEM e obteve 32% dos votos, com 34.152 mil. Em segundo ficou Mangabeira, com 17%, obtendo 18.813. Augusto Castro, na época pelo PSDB, com 16% e Capitão Azevedo com 16%. Segundo a imprensa local, atual prefeito acumula alta rejeição, o que deve inviabilizar eleger um sucessor. Ele já declarou que não disputará a reeleição.

Fernando Gomes e Mangabeira protagonizaram um embate judicial recentemente. Em junho, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna concedeu liminar determinando a reintegração imediata do médico ao quadro da Secretaria de Saúde do município. Servidor público federal, ele era o único médico hematologista e oncologista a atender pelo SUS na Policlínica Dois de Julho e foi impedido de voltar às suas funções após pedir licença em 2018, quando foi candidato a deputado federal.

Segundo informações do Diário Bahia, o profissional relatou na ação que “após o término da sua licença, em 19.11.2018, foi impedido de atender aos pacientes na Policlínica Dois de julho, sob a informação de que não mais comporia o quadro de funcionários da secretaria municipal”. Na corrida eleitoral, Augusto Castro, por sua vez, conta com o crivo do senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar. Ele foi o estadual mais votado na cidade ano passado, embora não tenha sido reeleito. Além de Augusto, do grupo de Rui, o médico da Santa Casa de Misericórdia, Eric Júnior, é o nome do PP, partido do vice-governador João Leão, atual presidente da sigla no estado, e Geraldo Simões, do PT, partido do governador.

Capitão Azevedo foi prefeito de 2009 a 2012 e está se movimentando para ser candidato em 2020. Ele tem sido cogitado pelo grupo do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e pelo grupo do PL, liderado pelo ex-deputado José Carlos Araújo. Mangabeira também é cotado para ganhar o apoio do DEM. A eleição, marcada para 4 de outubro de 2020, será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais – somente para as prefeituras. O 2º turno das votações será realizado no dia 25 do mesmo mês.

Para votar normalmente nas próximas eleições, marcadas para o dia 4 de outubro de 2020, o eleitor deve ficar atento ao dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), data-limite para tirar o título, regularizar sua situação eleitoral, alterar dados cadastrais e transferir seu domicílio eleitoral. Caso não regularize sua situação, o eleitor poderá ter o título cancelado. Contudo, é importante lembrar que o título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com outros documentos, tais como passaporte e carteira de identidade.

A regularidade do título também é exigida para: obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.(TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.