A primeira e, até o momento, única santa católica nascida no Brasil, Santa Dulce dos Pobres, teve seu dia celebrado hoje (13) com uma missa em meio a medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.
A missa solene da primeira festa em honra à Santa Dulce dos Pobres foi realizada nesta manhã, uma vez que, Irmã Dulce foi canonizada pela Igreja Católica em 2019. Entretanto, desde que foi beatificada, em 2011, o dia de Irmã Dulce é celebrado em 13 de agosto. Isso porque foi em 13 de agosto de 1933 que ela recebeu o hábito de freira e adotou o nome pelo qual ficou conhecida.
Dentro do Santuário Santa Dulce dos Pobres, no bairro de Roma, cerca de 100 pessoas estavam presentes na celebração, que se iniciou às 9h. Todos usavam máscaras. Puderam participar religiosos, funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), voluntários e devotos. A celebração foi conduzida pelo novo arcebispo de Salvador, o cardeal Dom Sergio da Rocha.
Segundo informações do *Correio, do lado de fora, dezenas de fieis passaram pelo local ou até permaneceram na porta de entrada da igreja. No momento da comunhão da Missa de Santa Dulce dos Pobres, que aconteceu nesta quinta-feira (13), o padre levou a Eucaristia para as pessoas que participaram da missa do lado de fora do Santuário.
Foto: Sérgio Pinheiro/TV Bahia