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NETO ANUNCIA MEDIDAS DE ESTÍMULO PARA O TURISMO QUE INCLUI CAPACITAÇÃO DE SETE MIL PROFISSIONAIS

Redação - 04/08/2020 11:23 - Atualizado 04/08/2020

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta terça-feira (04) medidas imediatas de estímulo ao setor do turismo nesse momento de pandemia. Uma delas foi a inauguração hoje do Centro de Recuperação do Turismo (CRT), que vai funcionar no HUB Salvador, no Comércio. No CRT, que funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, serão fornecidos serviços de consultoria técnica e financeira, em parceria com bancos públicos e privados, Sebrae, Senac e associações empresariais do turismo. Além dos serviços, os profissionais do setor ainda contarão com um espaço de co-working, onde poderão agendar turnos com duração de até cinco horas para execução do trabalho.

Outra medida é o Programa Capacita Salvador que, segundo o prefeito, terá investimentos de R$ 11 milhões, com recursos do Prodetur e do BID. A estimativa é capacitar sete mil profissionais do turismo. Além dessa medida, será implantado o Selo Sanitário da Prefeitura, que certificará bares, restaurantes, hotéis que cumprirem os protocolos de higiene. “Não é apenas capacitar a mão de obra com os padrões. Vamos precisar repensar como vender Salvador. Vai ser um verão diferente de todos os outros. Não serão os grandes eventos, o Festival da Virada, as lavagens e o Carnaval. O mais provável é o adiamento dessas atividades”, afirmou o prefeito.

Neto destacou que o foco inicial é no turismo doméstico, mas estratégias internacionais também estão sendo elaboradas. “Estamos fazendo uma pesquisa de demanda turística para Salvador com 1,6 mil pessoas nos principais mercados emissores nacionais para mapear intenções de viagens para a capital baiana em momento de pandemia. A priori, é turismo doméstico, de curta distância e voltado para famílias. Há estratégia para turismo internacional com possibilidade de venda da capital baiana no exterior, a partir de pacotes de viagens atrativos, a partir de 900 euros, por exemplo”.

Ele antecipou que a prefeitura fará uma parceria com a WTTC (The World Travel & Tourism Council), reconhecida internacionalmente, para entregar o selo Safe Travel para os locais que cumprirem rigorosamente os protocolos. “O que a gente espera? Que o turista, e mesmo o consumidor local, quando ele pretenda ir para um ambiente seguro, ele se certifique que ali tem o selo. E que a presença do selo seja um chamariz, um convite para que a pessoa possa entrar naquele estabelecimento”, disse Neto.

Foto: Valter Pontes/Secom

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