A Morte do professor e ex-secretário da cultura Jorge Portugal foi o assunto mais presente nas redes sociais dos políticos da Bahia na noite de ontem. O professor morreu no Hospital Roberto Santos vítima de um problema do coração (Veja aqui).
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP), lamentou hoje (3) a morte do professor e ex-secretário de Cultura da Bahia Jorge Portugal e disse estar abalado com a notícia. “É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos, e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais, como literatura e música, além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas”, disse.
A deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, lamentou a morte do professor e ex-secretário de Cultura e confirmou que ele seria candidato a vereador de Salvador pelo partido. “É com muita, mas muita tristeza que lamento a morte do meu amigo Jorge Portugal. Conheço ele desde a nossa juventude, estudamos juntos no Colégio Central, entramos juntos na Universidade, estivemos sempre do mesmo lado e, muitas vezes, brincávamos sobre a vizinhança das nossas cidades: Santo Amaro e Cachoeira. Este ano, o recebi em nosso gabinete e definimos que ele seria candidato a vereador de Salvador pelo PSB”, disse.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-secretário estadual da Cultura. “A Bahia perde hoje um grande professor, poeta e compositor que trouxe valorosas contribuições para a educação e cultura da nossa terra. Que Deus conforte os familiares e amigos de Jorge Portugal neste momento de profunda dor”, escreveu, no Twitter.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou a morte do professor e ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. “Uma grande perda para a cultura da Bahia e para todos nós que pudemos desfrutar da sua companhia. Sempre alegre, sua energia contagiava onde ele passava. Sentirei sua falta”, postou, no Twitter.
Quem também mostrou solidariedade à perda do professor foi o secretário municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates. “Hoje perdemos um grande Educador. O ex-secretário de cultura Jorge Portugal fez história pela sua facilidade com as letras, a incrível facilidade de lecionar e a generosidade de compartilhar conhecimento. Agradecemos por essa imensa contribuição, professor! Vai em paz”.
Formado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, no dia 5 de agosto de 1956. Ganhou notoriedade nacional com o sucesso de sua composição “A Massa”, em 1980, no Festival da Nova MPB 80, da Rede Globo. Também é dele, entre outras, a letra de “Alegria da Cidade”, parceria com Lazzo Matumbi, e “Só Se Vê na Bahia”, em parceria com o seu conterrâneo Roberto Mendes. Portugal era professor de Língua Portuguesa e Redação e idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Circulador Cultural e Manuel Faustino. É também autor dos livros “Se escola fosse estádio e educação fosse Copa…” e “Redação: assim é fácil”.
Foto: divulgação