terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.4907 Dólar 5.1322

A PARTIR DE 8 DE AGOSTO, SERÁ POSSÍVEL SABER SE SALVADOR VENCEU A 1ª BATALHA CONTRA A COVID-19

Redação - 03/08/2020 08:54 - Atualizado 03/08/2020

Nos dias que se seguirão ao dia 8 agosto, será possível saber se Salvador passou no primeiro teste para avaliar se a pandemia está sob controle na cidade Nesse dia, completa 14 dias do início da reabertura da economia com os shoppings e as lojas abertas, e, se o número de casos e mortes continuar em declínio como está agora, será possível concluir que a pandemia está refluindo, como já aconteceu em outros estados. O prazo de 14 dias estabelece o período máximo de incubação do vírus.

Os números indicam que a pandemia está em queda na cidade e o Secretário de Saúde Municipal, Léo Prates, afirmou na sexta-feira que o sistema de regulação, que distribuí os casos deCovid-19 estava praticamente zerado. A média de mortes em Salvador, que era de 44 por dia, caiu para 6 e o número de casos, que estava em 1500 por dia, se reduziu pela metade e está em queda. A taxa de ocupação das UTIs, que estava em 68%, teve um repique neste final de semana e chegou a 75%, mas esse aumento se deve a vinda de pacientes de outras cidades da Região Metropolitana de Salvador, como afirmou o próprio Leo Prates.

 Os indicadores de hoje afirmam com todas as letras: o pior da pandemia em Salvador já passou. Mas será a partir do dia 8, 14 dias após a reabertura inicial do comércio na cidade, o primeiro teste para verificar se os casos e mortes serão incrementados ou não. Na verdade,   Salvador  já atingiu o platô e a curva passou a ser descendente e seguirá o mesmo caminho de outras cidades, como Fortaleza e Recife,  mantendo a queda de casos e mortes, e em breve os hospitais de campanha poderão ser desmontados como já ocorreu naquelas cidades.

Isso não quer dizer que vencemos a guerra contra a Covid-19, que dizer que vencemos uma batalha, mas precisamos continuar atentos, pois podem surgir novos surtos neste ou naquele bairro e novamente a Prefeitura precisará intervir. Mas a população de Salvador não pode ser enganada:  precisa saber que a Covid-19 está refluindo na cidade, sem que com isso os cuidados para manter esse estado de coisas sejam esquecidos

Em Tempo:  A Secretaria Estadual de Saúde precisa urgentemente refazer seu modelo de divulgação e deixar de  divulgar casos e mortes de Covid-19 verificados em até 30 dias atrás, como se tivessem acontecido nas últimas 24 horas. Esses casos e mortes devem ser divulgados à parte para não distorcer os gráficos que apoiam os gestores públicos na tomada de decisões. Se não fizer isso, as estatísticas da Secretaria Estdual de Saúde vão perder credibilidade. (EP-03/08/2020)

Veja Também:  ACM neto vê declínio da pandemia, paesar dos dados da Sesab e do consórcio de veículos de imprensa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.