domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

COVID-19: ESPECIALISTAS ALERTAM PARA AUMENTO DE CASOS COM A REABERTURA DO COMÉRCIO

Redação - 29/07/2020 17:10 - Atualizado 29/07/2020

A retomada das atividades econômicas em Salvador, com a liberação para a abertura dos shoppings e comércio de rua, acendeu o alerta para o aumento de casos de Covid-19 na capital baiana. É o que defendem os profissionais de saúde voluntários do TeleCorona, que tem atendido a população periférica nas orientações sobre o novo Coronavírus, junto com outros profissionais, por meio de ligações gratuitas no 0800 042 0503.

A médica Eliana Emilia Silva afirma que, mesmo com as medidas sendo tomadas, como o uso de máscara, álcool em gel e medição de temperatura, a circulação de pessoas aumenta consideravelmente a possibilidade de transmissão, como mostram os estudos científicos. “Algumas cidades brasileiras que retomaram a atividade econômica, com a abertura do comércio, registraram um aumento significativo no número de casos e precisaram restringir novamente. A população precisa ficar atenta ao fato de que a abertura do comércio não significa o fim da pandemia”, esclarece Eliana.

Dentre os sintomas mais comuns da Covid-19, relatados pelos usuários do TeleCorona, estão tosse seca, febre, perda de olfato e paladar, mas outros sintomas também são descritos, principalmente os relacionados às arboviroses, como Dengue, Zica e Chikungunya. “Diversas pessoas relatam febre, dor de cabeça e nas articulações, sintomas muito comuns dessas doenças causadas pelo mosquito. Então, por conta do Coronavírus, muitos usuários ligam pedindo orientações sobre como distinguir e o que devem fazer, mas ficamos atentos sobre a quantidade de dias que os sintomas começaram”, afirma a enfermeira Rizia Lago, que também é voluntária do TeleCorona.

Além do isolamento social, os voluntários do TeleCorona orientam os usuários a dirigir-se à um atendimento médico de urgência e emergência, quando os sintomas relatados são os mais graves, como dificuldade de respirar e febre muito alta.

 

 

 

 

 

Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.