sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROCURA POR CURSOS ONLINE EXPLODE NA PANDEMIA; VEJA OPÇÕES

Redação - 06/08/2020 13:00 - Atualizado 06/08/2020

A pandemia de coronavírus trouxe muitos desafios para as pessoas. Mas, desse cenário, surgiram também novos hábitos. Aulas, cursos e treinamentos on-line entram nessa lista. Seja para buscar novos conhecimentos, melhorar suas habilidades no trabalho nesse momento de crise financeira ou até mesmo para driblar o tédio trazido pelo isolamento social, essas atividades entraram na lista de afazeres dos brasileiros durante a pandemia.

Siga o Valor Investe: Essa tendência é evidenciada pelo aumento de acessos que algumas plataformas de cursos online tiveram durante o período de quarentena. Abaixo, listamos algumas empresas que oferecem cursos online e que tiveram aumento nas buscas nesse período de isolamento.

Para todos: A Fundação Getulio Vargas disponibilizou desde o começo da pandemia mais de 50 cursos online em seu site. Os assuntos vão desde investimentos e finanças (para diferentes níveis de conhecimento) até direito, marketing e comunicação. E o número de inscrições, segundo a instituição, foi bem alto. De janeiro a junho de 2019, foram 1,3 milhões de inscrições. No mesmo período do ano passado, os cursos gratuitos da FGV tiveram 412 mil inscrições, o que significa que neste ao a alta foi superior a 310%.

A Escola Conquer oferece especializações profissionais e cursos de habilidades que não são desenvolvidas pelo sistema de ensino tradicional. Antes da pandemia, a empresa oferecia cursos exclusivamente presenciais e reunia cerca de 30 mil alunos. Agora, com cursos oferecidos online, a escola teve aumento de 520 mil novos alunos. Durante a quarentena, a escola disponibilizou um curso de finanças pessoais gratuitamente, que está disponível até o dia 27 de julho.

Para estudantes: O canal Desenrolou, do YouTube, tem 45 mil inscritos e é focado em tirar algumas dúvidas de alunos de 15 a 18 anos sobre conteúdos que podem cair em provas. Ele lança, semanalmente, vídeos de curiosidades e de assuntos que costumam ser abordados nas disciplinas escolares. E na pandemia as visualizações do canal dispararam. A taxa de visualizações entre os dias 16 de março e 20 de julho cresceram 190% quando comparadas de janeiro a março. O tempo assistido nesse mesmo período cresceu 240%, saindo de 67,2 horas para 228,3 horas. Já a porcentagem de visualização média dos vídeos saiu de 36,8% para 53%.

Para empreendedores: O Instituto Êxito, que oferece cursos para empreendedores, também registrou um aumento no número de alunos. A média de acessos entre março e julho deste ano cresceu 68% em relação a média registrada em maio de 2019, quando o instituto foi fundado, até o começo da pandemia. No site da instituição, são oferecidos mais de 290 cursos gratuitos com assuntos que vão desde planejamento de negócios, até atendimento ao cliente e captação de investimentos. A InovAtiva, uma empresa de capacitação de empreendedores, disponibilizou durante a pandemia seis cursos gratuitos em seu site. Lá, o empreendedor pode aprender sobre modelagem financeira, acesso a capital, propriedade intelectual, proposta de valor e muito mais.

Especialização profissional: O Insper começou a oferecer os cursos executivos do programa “Live Learning” de forma online. São 27 opções nas áreas de direito, empreendedorismo e inovação, estratégia e negócios, finanças, liderança e políticas públicas. Segundo a instituição, os cursos começaram a ser lançados em maio e alguns já estão na segunda turma, com inscrições abertas. A Arki1 é uma empresa de treinamento no Google Cloud, um espaço online de armazenamento de dados e arquivos do Google. Segundo a companhia, nos meses de abril, maio e junho a empresa teve uma alta de 841% nas inscrições em seus cursos, ante o mesmo período de 2019. Segundo Marcos Farias, presidente da empresa, a disseminação do ensino à distância é um dos fatores responsáveis pelo aumento na procura dos treinamentos.

Aqui no Valor Investe: Nós aqui do Valor Investe também aumentamos nossa oferta de cursos nos últimos meses. Lançamos em maio o Curso Valor Real, que ajuda os investidores a calcular o valor justo das ações, em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, e para o mês de agosto teremos agora a primeira edição do curso Como Levar Seu Negócio para a Era Digital e Inovar, numa parceria do Valor Investe com a ESPM.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.