O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) está reunido, neste momento, para debater a retomada de atividades acadêmicas da Instituição, segundo confirmou o reitor João Carlos Salles ao Bahia Econômica, bem como sua assessoria. Está em pauta a proposta elaborada pela Administração Central, cujo texto sugere semestre suplementar e aulas online. Uma decisão deve sair ainda no final desta terça, 21.
Fazem parte do Conselho o reitor, João Carlos Salles, o vice-reitor, Paulo Miguez, diretores de unidade e setores administrativos, além de representantes estudantis.
Vale lembrar que a instituição está sem aulas desde março, quando decretado o início da pandemia do novo coronavírus. Desde então, a Ufba ainda não havia se manifestado sobre retomadas de aulas.
Universidades particulares, no entanto, seguem em aulas online, bem como as escolas da capital baiana, cuja Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) assegurou descontos de até 30% das mensalidades enquanto durar a crise de saúde.