domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA COMPLETA 209 ANOS

Redação - 16/07/2020 13:30 - Atualizado 16/07/2020

A Associação Comercial da Bahia (ACB) celebrou 209 anos de fundação. Em mais de dois séculos de atuação,  a entidade participou ativamente da vida do estado. Em 1855, por exemplo, teve atuação marcante na epidemia de cólera-morbus, tomando a frente das ações comunitárias em favor das vítimas e oferecendo sua própria sede para seu atendimento.. Em 1970, liderou o movimento da iniciativa privada  para a implementação do Polo de  Camaçari, cujo ato de constituição foi assinado em solenidade realizada em sua sede,no bairro do Comércio,  em outubro de 1971. Seu atual presidente é Mário Dantas comentou em entrevista ao Jornal correio da Bahia sobre a importância da entidade para o estado.

“A Associação Comercial da Bahia é a mais antiga das Américas e até da Península Ibérica.  Mais antiga do que as das cidades do Porto, de Lisboa. Temos pesquisado, e o que nos parece que só existe uma entidade mais antiga no mundo, que fica em Londres. A associação  sempre teve uma participação ativa em articulações de projetos de desenvolvimento econômico. As grandes decisões do país, desde a época do Brasil Colônia,  do Império, da Velha República, da Nova República, passaram pela associação”, explicou.

Sobre os projetos mais importantes Mario destacou. “Estamos trabalhando muito fortemente para devolver a relevância a ACB em projetos empresariais. Destaco três iniciativas hoje: a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem; o Núcleo Jurídico,  e  o programa Made in Bahia, que visa a valorização dos produtos e serviços locais”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.