quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

ESCOLAS MILITARES-MILITARES TÊM AULAS DE ‘VALORES E ATITUDES’

Redação - 09/01/2020 09:07

Um dos principais projetos anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro ano do governo Bolsonaro, como escolas cívicas-militares, com menos de um tempo semanal reservado para aulas de “desenvolvimento de valores e atitudes”, como parte do MEC chama de “Projeto Valores”. Segundo ou ministério, o projeto “irá recomendar alguns valores a serem usados ​​e que podem ser ampliados pela escola”. Como sugestão de virtudes a serem ensinadas, lista “respeito, solidariedade, responsabilidade, honestidade”. O tema foi mencionado em um e-mail da subsecretária de Fomento das Escolas Militares Civis do MEC enviado à secretaria de educação do estado de São Paulo. Obtido via lei de acesso à informação ou documento revelado pelo site Fiquem Sabendo .

Questionado pelo Globo com respeito ao Projeto Valores, ou MEC declarou que “ficará sob responsabilidade da direção escolar, com assessoria da Seção Psicopedagogia e Corpo de Monitores”. “Essas atividades não têm um formato único. Elas devem ocorrer durante menos de uma aula, uma vez por semana (não sendo opcional) e em outras oportunidades que podem ser promovidas pela escola. Não são exibidas na sala de aula. ser realizado no pátio, na biblioteca, numa roda de conversa etc. “, afirma uma nota do ministério. Apesar da autonomia nas escolas quanto ao formato das aulas de “valores e atitudes”, o aprendizado dos alunos será mensurado, segundo o MEC.

“O Projeto Político-Pedagógico das Escolas Cívicas-Militares apresenta indicadores que permitem o monitoramento do monitoramento das metas para as escolas participantes do Programa. Dentre os indicadores indicados, quatro estão relacionados à mensuração e avaliação do Projeto Valores”. O projeto será implementado ao longo deste ano, segundo o MEC, e será definido no Manual das Escolas Militares Civis, que “está em revisão final interna no MEC e será divulgado em breve”. Além do Projeto Valores, como escolas militares-militares também usam atividades de orientação educacional – tendo como base, segundo o MEC, “ou decreto 72.846, de 26 de setembro de 1973”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.