Sem previsão de retomada das atividades, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) deverá oferecer um semestre acadêmico suplementar, com aulas remotas online, seja com componentes curriculares como complementares de ensino, pesquisa e extensão. A proposta foi elaborada pela Administração Central e apresentada ao Conselho Universitário da Ufba, que ainda decidirá a questão.
Segundo o projeto, retomar as aulas presenciais seria inviável já que, para a “plena realização da pesquisa, do ensino e da extensão, cerne da vida universitária, pressupõe a reunião e a circulação de grande quantidade de pessoas em espaços restritos, ritmo regular e fluxo intenso” – algo contraindicado neste momento, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Dessa forma, a proposta pressupõe que haja o semestre suplementar, com atividades adaptadas ou especialmente concebidas para o formato online. Incluindo, inclusive, aulas ministradas conjuntamente por vários docentes. A ideia é que os estudantes possam aderir ou se desligar caso queiram, bem como fazer a integralização de carga horária curricular posteriormente.