sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

HEMOBA PROMOVE ‘SABADÃO SOLIDÁRIO’

admin - 11/07/2020 11:00 - Atualizado 11/07/2020

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) fará, neste sábado (11), uma campanha de coleta em horário estendido em sua sede, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O Sabadão Solidário acontecerá das 7h30 às 16h e tem como objetivo mobilizar os baianos para abastecer o estoque de sangue, que está em nível crítico, para os tipos A+, A-, O-, O+ B+ e AB+.

Segundo o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a Hemoba tem feito várias ações para captar doadores durante a pandemia, mas o estoque de sangue permanece instável. “Estamos indo aos condomínios residenciais, mobilizando os doadores fidelizados, porém, desde o início da pandemia, o estoque está variando em níveis críticos e de alerta. Essa posição muda de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde. Por isso, convido a população, quem está bem de saúde, para comparecer a este ‘Sabadão Solidário’ e nos ajudar a reverter essa realidade. Todos os tipos sanguíneos são importantes”, disse o diretor.

Os voluntários estão sendo atendidos de forma espontânea, por ordem de chegada. Mas a Hemoba pede que o doador compareça de forma sistematizada. Para agendar um horário, é preciso preencher um formulário no site da fundação, enviar um e-mail para [email protected] ou ligar diretamente para (71) 3116-5643.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas respiratórios, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. A pessoa precisa ainda ter  entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e, por causa da pandemia, os idosos devem permanecer em casa) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Todo o material utilizado na doação de sangue é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Após a ação, o organismo repõe o volume de sangue nas primeiras 24 horas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.