Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6), para a Anfavea, o licenciamento de veículos terá uma queda de 40% até o final de 2020, comparando com 2019, fechando o ano com 1,675 milhão de unidades – delas, 1.600 deverão ser de automóveis e comerciais leves. Entre a produção, a associação projeta uma queda de 45%, com 1,630 milhão de veículos produzidos. O maior tombo deverá ficar por conta das exportações, que poderão cair 53% durante o ano. Com isso, o Brasil enviaria cerca de 200 mil carros, caminhões e ônibus para fora do país.
“Trata-se de uma estimativa dramática, mas muito realista com base no prolongamento da pandemia no Brasil e na deterioração da atividade econômica e da renda dos consumidores”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “É um cenário que considera um ritmo de produção compatível com esse novo mercado”, disse o executivo. Ele acrescenta que isso também representa um ajuste dos estoques, para que “as montadoras não virem o ano de 2020 com estoque mais alto do que deveriam”.
Na Bahia: A fábrica da Ford na Bahia, no município de Camaçari, retorna às atividades a partir da próxima segunda-feira (22). Em comunicado à imprensa, nesta sexta-feira (19), a empresa divulgou o protocolo de segurança sanitária que será adotado. “Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas”, assegurou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.
A montadora se guia também por um procedimento padrão global, que avalia as condições de saúde, recomendações das autoridades e disponibilidade dos fornecedores. A aceleração da produção será feita gradualmente. A planta no Pólo Industrial de Camaçari vai operar em um turno a partir de segunda. “Os funcionários que podem fazer seu trabalho remotamente continuarão a atuar dessa forma”, informou a empresa.
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