sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

PRESIDENTE DA FIEB CRITICA FALTA DE POLÍTICA INDUSTRIAL

Redação - 06/07/2020 12:26 - Atualizado 06/07/2020

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, criticou a falta de uma política industrial para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus na indústria baiana. Ele afirmou que a preocupação principal da entidade é a proteção de pequenas e médias empresas e indústrias por conta do encadeamento produtivo do estado.

“Mesmo as grandes indústrias que talvez tenham a capacidade financeira melhor para administrar esse momento, elas precisam de encadeamento produtivo. Nos preocupa muito a dificuldade de acesso ao crédito e de manter o quadro funcional. Operário da indústria sempre é um operário especializado. Dispensar funcionários e colaboradores da indústria é a última opção. Mas, já vínhamos de um momento bastante depressivo para o setor industrial brasileiro e baiano, que têm perdido espaço sistematicamente”, disse Alban em entrevista hoje (6) na Rádio Metrópole.

“Temos que tirar algumas lições da pandemia e algumas delas é de que precisamos de uma política industrial. Temos sucesso da agricultura e que não podemos replicar isso no sucesso da indústria e de outros setores importantes para nossa economia”, acrescentou.

O dirigente afirmou que o período da ditadura militar foi o único que, de fato, houve uma política industrial “de começo, meio e fim”. Segundo Alban, os governos seguintes não adotaram medidas para fomentar o segmento de modo efetivo. “A última política industrial de começo, meio e fim foi na época dos militares. Na verdade, na época da ditadura militar, tivemos uma política industrial. Óbvio que hoje não podemos ver os mesmos parâmetros que antigamente, a realidade é outra. Não podemos pensar como monopólio de uma política industrial estatal e protecionismo, mas fazíamos uma política industrial como os EUA e a Europa passou a fazer”, avaliou.

 

Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema Fieb

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.