Em meio à pressão dos empresários para a reabertura das atividades econômicas de Salvador, o prefeito ACM Neto voltou a enfatizar hoje (03) que a ocupação dos leitos com pacientes com covid-19 está em 80% na capital baiana.
Neto destacou que as ações e protocolos para a retomada da economia dependem do comportamento do vírus na cidade. “Não podemos abrir tudo de vez e ter uma explosão no número de casos. Tudo tem que ser feito com cautela”, explicou o prefeito.
Em relação ao boletim do Comitê Científico do Consórcio Nordeste que orienta um lockdown em Salvador (veja aqui), o prefeito disse que, até o momento, não tem se respaldado nas notas técnicas do Consórcio para implementar medidas na cidade.
“Eu não vi essa recomendação do Consórcio. E caso ela tenha acontecido, não tem qualquer tipo de impacto e força indicativa para a prefeitura. Eu não tenho me amparado às opiniões do Consórcio. Hora nenhuma buscamos o suporte deles. Temos nossos técnicos, a Fio Cruz, a Universidade Federal da Bahia, e temos trocado experiências com dezenas de prefeituras e governos do Brasil. (…) Todas nossas decisões são técnicas e científicas. Tudo que fizemos até agora foi para evitar o lockdown”, disse Neto.
Foto: Valter Pontes/Secom