sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

COVID-19: CAPITAIS DO NORDESTE TEMEM AVALANCHE DE INFECTADOS DO INTERIOR

Redação - 03/07/2020 11:23 - Atualizado 03/07/2020

O comitê científico do Consórcio Nordeste, que assessora as decisões dos governadores da região durante a pandemia, teme uma avalanche de casos de pacientes com Covid-19 vindos do interior dos estados. O receio é que o aumento no número de infectados superlote as unidades de saúde dos grandes centros urbanos.

Segundo a Folhapress, o alerta consta no nono boletim do comitê, que ainda não foi publicado e está sujeito a alterações. O documento indica uma possível nova sobrecarga no sistema hospitalar da região. “Esse efeito bumerangue já começou. Você conhece o efeito do tsunami? A água sai da praia, todos pensam que estão salvos, e, de repente, vem uma baita onda. É o mesmo efeito”, explica o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê científico do Consórcio Nordeste.

Salvador passa pelo momento mais crítico até agora durante a pandemia, com uma ocupação de 84% dos leitos para pacientes graves e também é pressionada pelo interior. Nesta quarta-feira (1º), quatro em cada dez pacientes de Covid-19 nas redes estadual e municipal da capital baiana vieram de outras cidades do estado.

Para reduzir o fluxo para a capital, o governo do estado tem ampliado a cobertura no interior para pacientes com o novo coronavírus. Foram abertos novos leitos de UTI em Feira de Santana, Juazeiro, Eunápolis e Valença.

Diante do cenário de avanço da Covid-19, o comitê do Consórcio Nordeste orienta decretar bloqueio total ou reverter de planos de afrouxamento do isolamento social em capitais e cidades do interior que estejam apresentando curvas crescentes de casos e óbitos e taxa de ocupação de UTI maior que 80%. O documento recomenda o chamado lockdown nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, na Bahia, além de Maceió (AL) e Aracaju (SE).

Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.