terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

COVID-19: CHINA SUSPENDE IMPORTAÇÕES DO BRASIL

Redação - 30/06/2020 07:15 - Atualizado 30/06/2020

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em frigoríficos brasileiros, as autoridades sanitárias da China suspenderam a autorização de exportação de três unidades do país, informou, em nota, o Ministério da Agricultura. De acordo com a pasta, quatro plantas tiveram suas exportações interrompidas devido à pandemia, sendo que uma delas, da JBS, foi por iniciativa do próprio governo brasileiro, após um decisão judicial interditar pela segunda vez a filial de Passo Fundo (RS) devido à falta de controle da doença entre funcionários da empresa.

Na lista de empresas suspensas por iniciativa do governo chinês, duas são dedicadas ao abate de bovinos no Mato Grosso: Marfrig, de Várzea Grande (MT), com capacidade de abate de 80 cabeças por hora, e Agra Agroindustrial, com capacidade de processamento de até 40 cabeças por hora em Rondonópolis (MT). A China também suspendeu a autorização de exportação da Minuano em Lajeado (RS), com capacidade de abate de três mil aves por hora de operação. Segundo Globo Rural apurou, outras unidades frigoríficas podem ter suas autorizações suspensas devido ao aumento das contaminações por Covid-19 entre funcionários.

Em nota, o Ministério da Agricultura disse que está buscando junto às autoridades sanitárias chinesas “as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”. Procuradas, JBS e Marfrig informaram que não comentarão a suspensão das exportações. Já as assessorias da Minuano e da Agra não foram localizadas. Procurada por Globo Rural, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) informou que não se pronunciará sobre o caso.

(Foto: Marcelo Curia/Editora Globo)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.