sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

COVID-19: DIRETOR DO ESPANHOL NEGA CONTABILIZAÇÃO INDEVIDA

Redação - 12/06/2020 15:25 - Atualizado 12/06/2020

Diretor médico do Hospital Espanhol, Roberto Badaró publicou uma carta na noite da quinta-feira (11) negando que a unidade médica classifique indevidamente os óbitos de pacientes como sendo por covid-19. Uma fala dele nesse sentido viralizou nos últimos dias e tem sido usada até por políticos que minimizam o tamanho da pandemia no estado.

Segundo Badaró, todas as mortes que acontecem no hospital são avaliadas pela coordenação médica. Ele explica que alguns pacientes recebem atestado com suspeita de covid-19 porque os exames ainda não ficaram prontos. A confirmação só é incluída nos dados após o resultado laboratorial.

Ele destaca ainda que as mortes suspeitas não são contabilizadas como certas. “Neste cenário, cabe registrar que a Vigilância Epidemiológica, de modo assertivo, só contabiliza as declarações de óbito classificadas como casos suspeitos de coronavírus após investigação e/ou resultado laboratorial confirmatório”, escreve.

O diretor explica ainda que durante a pandemia o diagnóstico clínico – aquele é feito pelos médicos antes da confirmação laboratorial – é importante para não deixar casos graves sem atendimento adequado. “Não fosse assim, centenas de pessoas permaneceriam nas UPAs por vários dias, em condições inadequadas de tratamento”, diz, explicando porque não se aguarda a confirmação do diagnóstico da covid-19 para admissão no Hospital Espanhol.

 

 

Foto: Joá Souza/Ag. A Tarde

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.