O governo do presidente Jair Bolsonaro tem 41% de aprovação e 50% de desaprovação dos brasileiros, segundo pesquisa da DataPoder360. Antes de perguntar sobre aprovação e desaprovação, os entrevistados foram indagados se achava o trabalho do presidente ótimo/bom, regular ou ruim/péssimo.
Os percentuais apurados mostram que a rejeição segue em trajetória de alta, tendo ido de 44% para 47% em duas semanas. A taxa de regular variou de 23% para 20%. A aprovação ficou na mesma, em 28%.
Segundo o levantamento, a trajetória da rejeição ao trabalho de Bolsonaro coincidiu com o recrudescimento da pandemia de covid-19 e com vários episódios em que o presidente se contrapôs a outros Poderes da República, ofendeu a mídia, perdeu três ministros (Sergio Moro, da Justiça, e Henrique Mandetta e Nelson Teich, ambos da Saúde) e participou de atos em que alguns ativistas pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.
A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de junho com 2.500 pessoas em 518 municípios do país, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Foto: Sérgio Lima/Poder360