sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

CONCESSIONÁRIAS REABREM COM DESCONTOS PARA CLIENTES

Redação - 04/06/2020 14:35 - Atualizado 04/06/2020

Após mais de dois meses sem abrir as portas, lojas que vendem automóveis, motocicletas e bicicletas puderam, finalmente, reabrir, conforme a decisão do prefeito de Salvador, ACM Neto. A volta, no entanto, não significou uma retomada da normalidade e estava recheada de protocolos específicos de funcionamento e de promoções para atrair clientes .

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, Salvador possui 187 concessionária ou revendedora de veículos. Quem já foi em uma delas conhece o ambiente característico. Carros são abertos e tocados pelos compradores, vendedores ficam em pé a espera de clientes e atendentes fazem simpáticos questionamentos: “aceita uma água? Um café? Um lanche?”.

Habituado, um funcionário chegou a oferecer água à reportagem enquanto conversava com o gerente de uma concessionária da cidade. “Não podemos fazer mais isso”, lembrou o chefe. Segundo as determinações publicadas numa edição extra do Diário Oficial do Município, também devem ser obedecidas outras regras, como horário de funcionamento restrito das 10h às 16h e a proibição de test drive (confira todas as regras no final do texto).  São determinações que modificam o tradicional ambiente da concessionária. Agora, vendedores ficam afastados uns dos outros, sentados em computadores, onde realizam o atendimento virtual.

“Enquanto a loja estava fechada, a gente trabalhava em casa e conversávamos com o consumidor pelo celular. Para o cliente conhecer o carro, ou levávamos o veículo até ele, ou ele vinha na concessionária em um horário agendado, com todos os cuidados”, explicou Bené Morbeck, gerente da concessionária Bremen, localizada na Barros Reis. Quando o Correio chegou no espaço, Bené justamente lia as novas regras esclarecidas pelo departamento jurídico da empresa e providenciava a aplicação. “Esse é o momento mais difícil que vivo nos meus 16 anos trabalhando aqui. Já passei por várias crises, mas esse é um momento de reinvenção, de buscar o cliente em outros lugares. Isso é um desafio”, afirmou.

Comparado aos meses normais, a queda na quantidade de veículos vendidos pela Bremen caiu de 80 para 27, em abril, uma queda de quase 70%. Em maio, a loja registrou aumento na venda de carros, passou para 35, e está esperançosa com o mês de junho. “Ainda não podemos fazer o test drive, o que dificulta a compra. Mas o cliente tem entendido a importância das medidas e aceitado”, disse Bené.

(Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.