Os preços do petróleo saltaram 7% nesta sexta-feira e atingiram o maior nível desde março, apoiados por um fortalecimento na demanda por combustíveis, à medida que países de todo o mundo flexibilizam as restrições impostas para conter a disseminação do coronavírus. O petróleo dos Estados Unidos (WTI) acumulou ganhos de 19,7% nesta semana, enquanto o petróleo Brent subiu 5,2% no período, marcado por notícias altistas. Ambos os contratos registraram a terceira semana consecutiva de altas.
Os preços do petróleo “continuaram subindo após o anúncio de um aumento mais forte do que o esperado na produção industrial chinesa”, disse Michael Hewson, da CMC Markets. A produção industrial da China registrou alta de 3,9% em abril, segundo estatísticas oficiais divulgadas na sexta-feira.
É a primeira vez desde o início do ano que a produção industrial aumenta, um sinal de um retorno gradual à normalidade no primeiro país afetado pela nova pandemia de coronavírus. “Depois de um ‘abril negro’, a situação se esclarece para os mercados de petróleo”, disse Stephen Brennock, da PVM. (Com informações do Terra e AFP)
Foto: Chris Carlson/AP