O Grupo Carrefour Brasil manteve seu sólido desempenho no primeiro trimestre de 2020, com vendas brutas totalizando R$15,9 bilhões. O crescimento foi de 12,5% (ex-gasolina), em comparação ao mesmo período no ano passado. O Ebitda ajustado aumentou 6,9%, atingindo R$ 1,1 bilhão, sustentado pelo bom momento pré-pandemia, diluição dos custos e margem resiliente de 7,7%. A companhia registrou ainda lucro líquido ajustado de R$ 401 milhões, no período. Os resultados refletem a sólida estratégia da companhia, diante dos desafios impostos, aos negócios e aos consumidores, pela disseminação da pandemia do novo coronavírus.
No primeiro trimestre, as vendas em mesmas lojas (ex-gasolina) registraram alta de 7,6% e a estratégia de expansão do Atacadão e nos formatos de proximidade nos últimos 12 meses resultou em um crescimento adicional de 4,3%. O Carrefour inaugurou quatro lojas do Atacadão e uma da bandeira Market, no primeiro trimestre do ano. Até o final de março, o Grupo Carrefour Brasil já somava 698 unidades em toda sua rede.
O crescimento, que já apresentava tendências positivas nos dois primeiros meses do ano em todos os formatos, foi intensificado nas duas últimas semanas de março que apresentou alta de 20,9% devido às medidas de isolamento social que levou os brasileiros a comprarem mais produtos básicos nesse período. No primeiro trimestre, o crescimento apresentou uma combinação bastante equilibrada em sua composição: sendo 8,9% o crescimento no Varejo (9,8% incluindo efeito calendário) e 7% no Atacadão (8,2% incluindo efeito calendário). O e-commerce teve um desempenho muito expressivo durante o trimestre, com um aumento de 235% do GMV alimentar, em comparação com o primeiro trimestre de 2019.
Segundo Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, “a companhia apresentou desempenho de vendas muito sólido em um trimestre marcado por um ambiente atípico e sem precedentes, associado à disseminação da pandemia da Covid-19. O crescimento das vendas reflete nossa capacidade de atender um aumento da demanda em março em todos os formatos e canais. Registramos uma rentabilidade muito resiliente, apesar de maiores custos, visando garantir a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e clientes. Gostaria de renovar minha gratidão às nossas equipes pela sua excepcional adaptabilidade e aos nossos clientes pela confiança, que atestam a força da nossa marca. O Carrefour está totalmente mobilizado para atender às necessidades dos consumidores brasileiros e proteger o seu poder de compra em meio a um cenário muito volátil”.
Foto: divulgação