quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

MORRE, AOS 95 ANOS, DONA NENÉM, BALUARTE DA PORTELA

admin - 04/05/2020 15:23

Morreu, na madrugada desta segunda-feira, aos 95 anos, Yolanda de Almeida Andrade, a dona Neném, viúva do compositor Manacéa e baluarte da Portela. Segundo familiares, a sambista estava com uma infecção urinária e faleceu em casa. Dona Neném era uma das integrantes mais antigas e admiradas da azul e branco de Madureira e Oswaldo Cruz. A família não informou horário e local do sepultamento.

No último mês de janeiro, dona Neném recebeu nova homenagem do Departamento Cultural da Portela durante a celebração do aniversário de um ano da lei municipal que criou o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz. Na ocasião, sua casa foi a última parada da comitiva que percorrera endereços importantes para a memória afetiva da Portela.

— Dona Neném era a maior referência viva feminina da Portela. Mesmo nem sempre fisicamente presente, tínhamos a certeza de sabermos que ela estava sempre ali, no alto daquela casa, olhando por todos nós e por nossa história. Por nós que sempre precisamos tanto dela — lamenta o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães.

Casou-se com Manacéa em 1951, com quem teve três filhos. A partir de 1970, viu o quintal de sua casa, na Rua Dutra e Melo (atual Compositor Manacéa) transformar-se em ponto de encontro de bambas da escola para ensaios, rodas de samba e gravações. A sambista esteve na quadra da Portela pela última vez em agosto do ano passado, quando participou da homenagem aos biógrafos da Velha Guarda Show.

-Foto: Divulgação- Tv Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.