sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO CAI 5,3% EM ABRIL

Redação - 29/04/2020 14:40

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 5,3% neste mês, em comparação com março. Esta foi a segunda retração mensal consecutiva do indicador, medido pela pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com 120,7 pontos, o Icec permaneceu no patamar de satisfação (acima dos 100 pontos). Este foi o primeiro levantamento realizado após o início da pandemia de Covid-19 no País. A coleta dos dados ocorreu entre 20 de março e 5 de abril.

A entidade destacou que, nas expectativas futuras para a economia, mais do que dobrou o total de empresários que esperam piora econômica: 15,3%, ante 6,9% no mês anterior e 5,7% em abril de 2019. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a confiança no curto prazo foi o primeiro sinal do impacto para o varejo da pandemia.

“O fechamento dos estabelecimentos em vários estados e cidades tem imposto redução drástica no faturamento das lojas, em especial dos negócios de menor porte e sem presença nos canais digitais de venda”, observa Tadros, ressaltando que, “diante das incertezas associadas à evolução do vírus e à eficiência das medidas de combate, os cenários para a atividade econômica estão obscuros”.

O nível de satisfação quanto às condições atuais teve retração mensal de 5,1% e anual de 1,1%. Este recuo interrompeu uma sequência de alta do indicador, que vinha melhorando gradualmente desde novembro do ano passado, em todos os aspectos: economia, setor do comércio e desempenho da própria empresa. Em intenção de investimento houve diminuição de 3,2% frente a março.

Foto: Roberto Parizotti/ FotosPublicas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.