A maioria dos brasileiros, 54%, é favorável a um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, aponta pesquisa realizada pela consultoria Atlas Político. A guerra pública entre Bolsonaro e o agora ex-ministro Sergio Moro, em meio às acusações de interferência política no comando da Polícia Federal, contribuiu para a queda de popularidade do presidente.
Entre os entrevistados, 68% discordam da demissão de Valeixo por Bolsonaro enquanto 72% concordam com as críticas feitas por Moro ao presidente, como a alegação de tentativa de interferir politicamente em investigações da PF.
Segundo o jornal El País, Bolsonaro já vinha experimentando queda na aprovação de seu governo desde fevereiro diante de seu comportamento na crise do coronavírus e do baixo desempenho econômico nesse período. Segundo a pesquisa 64,4% dos entrevistados responderam que desaprovam o desempenho do presidente enquanto 30% o aprovam.
Já o ex-ministro Sergio Moro fortalece a sua imagem pública e vê sua aprovação chegar a 57%, índice que não alcançava desde a suspeição levantada sobre a sua atuação como juiz após o vazamento de mensagens de integrantes da força-tarefa da Lava Jato.
Segundo a pesquisa, 58% das mulheres são favoráveis a um processo de destituição do presidente enquanto entre homens o percentual cai para 49%. Analisando as respostas conforme a crença religiosa, o presidente ainda detém forte apoio dos evangélicos, sendo que apenas 39% são a favor do impeachment e 53% são contra. Entre católicos, por exemplo, esses percentuais são de 59% a favor da destituição e 29% contra ela. A pesquisa do Atlas Político feita com 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de abril e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Foto: Sérgio Lima/Poder360