sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1457

BAHIA TEM 95% DOS SEUS HOTÉIS DE PORTAS FECHADAS E COM FÉRIAS COLETIVAS

Redação - 16/04/2020 10:17 - Atualizado 16/04/2020

Por: João Paulo Almeida

O fechamento de aeroportos e estradas causados pela pandemia do coronavírus tem afetado diretamente o setor de hoteleiro da Bahia. Hoje no estado existem 95% dos hotéis fechados com seus funcionários em férias coletivas. Na capital baiana dos 27 hotéis existentes apenas seis ainda mantém as portas abertas e a tendência se o isolamento se mantiver é que eles também não sobrevivam.

A informação é do presidente da SHRBS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Silvio Pessoa, que em entrevista ao portal Bahia Econômica explicou que o turismo só deve começar a se recuperar seis meses depois da pandemia coronavírus. “Nós imaginamos mais ou menos isso. O turismo demora um pouco mais para se recuperar e a previsão é de seis meses mais ou menos, pós pandemia para termos uma nova analise do setor e suas consequências”, explicou.

As três maiores Federações da Bahia também criticaram a postura dos bancos privados instalados no Brasil e na Bahia que ainda não manifestaram nenhuma ajuda no combate a pandemia. As federações pedem que os bancos facilitem de maneira mais acintosa o acesso dos micro e pequenos empresários ao credito evitando assim um colapso no sistema e no setor. São elas A FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia) e A FACEB (Federação das Associações Comerciais da Bahia).

A partir da segunda quinzena de abril, que começa nesta quarta (15), algumas empresas vão suspender os contratos dos funcionários, amparadas pela Medida Provisória (MP) 936. De acordo com Silvio Pessoa, presidente da FeBHA, o turismo será um dos setores mais afetados pela pandemia, e tanto Salvador quanto a Bahia estão sofrendo as consequências.

“Noventa e cinco por cento dos hotéis estão fechados, sem nenhum hóspede, dentro de Salvador. E no estado também. Quando fala Salvador, fala Bahia, pode falar no Brasil inteiro. O turismo é o setor que mais vai demorar a se recuperar, porque você sabe que, quando a crise coloca a perna, lazer e viagens são os primeiros itens a ser cortados”, disse.

A primeira quinzena de março foi excelente para o setor hoteleiro, que caminhava para fechar o mês com, pelo menos, a mesma taxa de ocupação do ano anterior. Entretanto, após a confirmação do primeiro caso da Covid-19 na Bahia, no dia 6 de março, e as consequentes medidas de isolamento, os turistas desapareceram.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.