domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

ÍNDICE DE LETALIDADE DO CORONAVÍRUS SERIA MUITO MENOR, SEGUNDO COLUNISTA DO WASHINGTON POST

Redação - 13/04/2020 10:12

Há um erro que está se disseminando por toda à parte com relação ao índice de letalidade do coronavírus. E esse erro está fazendo com que as previsões de números de mortos estejam caindo nos EUA. Quem levanta a questão é o colunista Fareed Zakaria do jornal Washington Post, em artigo republicado no jornal O Estado de São Paulo.

Segundo ele, a Casa Branca calculou que, com as politicas de distanciamento social, morreriam nos EUA entre 100 mil e 249 mil americanos, mas o modelo foi revisado e atualmente o número estimado é de 60.415. Esse erro ocorreu por causa da escassez de testes. Isso porque o índice que está se divulgando não se refere a letalidade do vírus em relação ao total de infectados, mas a letalidade nas pessoas que foram testadas. Se a conta mortos/total de infectados incluísse todos os infectados, inclusive aqueles não tem sintomas, o índice de letalidade seria igual ao de uma gripe sazonal.

No artigo, Zakaria cita o epidemiologista, John Ioannidis, da Universidade de Stanford, que diz que está se superestimando a fatalidade da covid-19. Isso não quer dizer, que o isolamento social não seja útil, pois se ele não for feito mais pessoas morrerão porque o sistema de saúde entrou em colapso. Que dizer apenas que os índices de letalidade são poucos confiáveis e dependem de muitos fatores, como a testagem em massa, número de idosos e outros.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.