sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EUA CONCENTRAM QUASE UM TERÇO DOS CASOS DE COVID-19 DO PLANETA

Redação - 11/04/2020 12:00

Os Estados Unidos concentram quase um terço dos casos confirmados no planeta. No estado de Nova York, epicentro da doença, o número de mortos em 24 horas diminuiu. O estado de Nova York, sozinho, já tem mais casos confirmados de Covid-19 do que a Espanha e a Itália. São mais de 160 mil infectados. Mas desta quinta (9) para esta sexta (10), o estado registrou uma redução no número diário de mortes e as internações estão em queda em todo o país; o que pode indicar que os americanos estão conseguindo achatar a curva de contaminação – resultado de três semanas de isolamento.

Mesmo com pequenos sinais de esperança, ainda é cedo para pensar em retomar a maioria das atividades econômicas do país. O governador de Nova York, Andrew Cuomo explicou: “Não dá para acabar com o isolamento como quem desliga um botão”. Ele afirmou que a chave para uma reabertura gradual é testar mais gente e só liberar a circulação de quem tiver produzido anticorpos ao novo coronavírus, depois de se curar da doença. Um estudo feito pelos departamentos de Saúde e de Segurança Interna, obtido pelo jornal “The New York Times” fez uma nova projeção sobre o avanço da Covid-19 nos Estados Unidos.

A principal conclusão é que – se o isolamento social for suspenso ao fim de 30 dias – todos os esforços para reduzir a propagação do novo coronavírus podem se perder e a doença pode voltar a avançar com força total. O infectologista Anthony Fauci, que integra a força-tarefa da Casa Branca contra o novo coronavírus, avisou: não é hora de relaxar. “Não há dúvida de que teremos novos casos, a questão é como vamos reagir”, afirma. O presidente Donald Trump afirmou que as medidas de isolamento social salvaram inúmeras vidas e assegurou: “vamos fazer as duas coisas: vamos voltar ao trabalho e vamos continuar saudáveis. Não vamos fazer nada até termos certeza de que o país vai ficar saudável. Não queremos ter que começar tudo de novo depois”.

E, por enquanto, vida normal ainda parece um sonho distante. Pelo menos em Nova York, onde vítimas da Covid-19 sem recursos estão sendo enterradas em enormes covas coletivas em Hart Island, uma ilha no distrito do Bronx. Mas, em meio à escuridão, pequenas luzes de esperança começam brilhar. Em todo o país, cartões postais agradeceram a dedicação de médicos e enfermeiros se vestindo de azul – a cor usada pelos profissionais da saúde do país.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.