Gizelly, do BBB 20, foi alvo de uma enxurrada de críticas depois de uma conversa considerada racista entre as sisters dentro do quarto da “casa mais vigiada do Brasil”, na madrugada de sexta-feira (2).
Ao notar o lençol da cama de Thelma manchado, Gizelly disparou, aos risos. “Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara. É barro?”, questionou. É possível ouvir que outras sisters dão risada.
“É a minha base”, respondeu Thelma. “Isso é barro, pô!”, insistiu Gizelly. “Tem hora que eu tiro a maquiagem, mas tem horas que não dá”, justificou Thelma, visivelmente sem graça. “O que é isso, Thelminha?”, ainda provocou Gizelly. “E a minha base. A minha base é marrom” (assista clicando abaixo).
Por causa do diálogo, a web levou a questão a um dos assuntos mais comentados do Twitter. Preta Gil se manifestou, indignada: “Até quando vamos ter que escutar isso?? Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!!!”, escreveu a cantora.
No Twitter, as hashtags “barro” e “fora Gizelly” ficaram entre os 10 mais citados tanto no Brasil como no mundo. A equipe que administra as redes sociais de Thelma postou um comunicado sobre o ocorrido.
“Precisamos lutar, antes de tudo, para que toda a sociedade conheça o problema que é o racismo. Somente assim conseguiremos enfrentá-lo com recursos e longo prazo, com políticas de Estado e compromisso de todos. Para criar e gerir as políticas de modo eficiente, é importante conhecer o racismo em detalhes, saber onde ele está, como atua e seus efeitos sobre as pessoas”, começava o texto.
“Não estamos passando pano e muito menos ameninzando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala. Assim como condenamos falas racistas de outros participantes, não estamos deixando passar a fala da Gizelly, mesmo as duas sendo amigas lá dentro. É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento”, terminava o comunicado.
-foto: reprodução – globoplay