sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

BAHIA TEM RECORDE DE INTERNAÇÕES POR SÍNDROME RESPIRATÓRIA

Redação - 02/04/2020 17:24 - Atualizado 02/04/2020

No primeiro trimestre deste ano, no comparativo com 2016, 2017, 2018 e 2019, o número de pessoas internadas na Bahia com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) bateu recorde.

Somente em março deste ano, Pelo menos 262 pessoas deram entrada no sistema de saúde do estado com a doença no mês de março. Nos anos anteriores, o maior índice observado foi 206 internamentos, em 2018. Os sintomas como febre alta, tosse e dificuldade de respirar, atinge mais fortemente as crianças com menos de dois anos.

O aumento de casos de SRAG coincidiu, segundo a Fiocruz e a Fundação Getúlio Varga (FGV), com o aparecimento do coronavírus no Brasil.

Os dados indicam que a infraestrutura de atendimento hospitalar já está observando uma carga de ocupação em função de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] extremamente elevada, acima da média. Já vinha acima do esperado e com tendência de alta. Porém, nas duas últimas semanas, disparou”, explicou Marcelo Gomes, que é pesquisador do Núcleo de Métodos Analíticos para Vigilância em Saúde Pública do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz).

Ainda de acordo com a Fiocruz, os dados indicam que o país se encontra em situação significativamente acima do padrão histórico desde o início do ano. Além disso, atualmente apresenta crescimento e incidência acima do limiar pré-epidêmico. Todas as regiões do país encontram-se atualmente na zona de risco.

Foto: Reprodução/Record TV

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.