Os 17 casos confirmados de Covid-19 e os quase 700 suspeitos de coronavírus na Bahia têm provocado uma debandada dos turistas, principalmente em Salvador, que já sentiu o baque. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), as reservas nos hotéis da capital baiana tiveram uma queda de 30% na última semana. Segundo o chefe da pasta, Cláudio Tinoco, a secretaria está monitorando o impacto da pandemia em toda a cadeia do turismo.
“A chegada de casos na cidade e toda a situação no mundo provoca um receio natural para visitantes já hospedados aqui e para turistas que estavam planejando suas viagens para os próximos meses”, analisa. A taxa de ocupação média da cidade neste período, que, nos últimos dois anos, foi de 67%, chegou a 47%, na última segunda-feira, 16.
Temporada de Cruzeiros
A Secult também está acompanhando o impacto do cancelamento de navios que estavam previstos para atracar no Porto de Salvador até o fim da temporada de cruzeiros, que encerraria em abril. “Pelo menos 8 navios ainda chegariam à cidade, trazendo mais de 16 mil turistas. O impacto é sentido, sobretudo, no bairro do Comércio e no Centro Histórico”, observa o secretário. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estratégias de comunicação estão sendo produzidas para informar as medidas adotadas pela cidade sobre o coronavírus, assim como para o pós-coronavírus, buscando posicionar Salvador como um destino turístico a ser procurado pelos turistas.
Foto: divulgação