Por: João Paulo Almeida
O dia 15 de março é considerado no Brasil o Dia do Consumidor. A data foi criada pelo ex-presidente americano John Kennedy em 1962 quando ele falou em um discurso sobre os direitos dos consumidores. A data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1983, no dia 15 de março. Já no Brasil, desde 2014, os lojistas começaram a promover ofertas na data, popularmente conhecida como a Black Friday do primeiro semestre.
Em contato com o portal Bahia Econômica, Luiz Paulo Ribeiro, diretor de vendas da empresa Vtex aprova a data da semana do consumidor sendo realizada em março. Segundo ele o período ajuda o lojista a se recuperar de momento de baixa que normalmente ocorrem em fevereiro e janeiro no Brasil.
“A semana é um momento importante para o empresário pois ela vem num momento depois de um momento de baixa nas vendas que é janeiro e fevereiro onde as pessoas viajam mais. Então ajuda o setor a se reequilibrar e o e-commerce nesse período de Coronavírus tem sido beneficiado com o aumento do número de pedidos”, explicou.
Uma pesquisa feita sobre intenção de compra realizada pelo Opinion Box neste ano mostrou que a data vem cada vez mais ganhando representatividade no mercado. Em 2019, o Dia do Consumidor era conhecido por apenas 46,9% dos consumidores online. Um ano depois, em 2020, 64,1% afirmaram conhecer a primeira data comercial do ano.
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