

Nesta quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Salvador deve receber a proposta de reforma da Previdência dos servidores. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD). O secretário de Gestão, Thiago Dantas, deverá apresentar a proposta aos vereadores em reunião marcada para ás 15h, da próxima quarta-feira (11).
Uma das novidades da proposta encaminhada que será encaminhada à Câmara é a criação de uma inédita Poupança Pública para o Fundo de Previdência, com alíquota extraordinária custeada exclusivamente pelo Tesouro municipal e cujo montante não pode ser utilizado pelo período de 25 anos. Essa alíquota é de 0,8% sobre a folha dos servidores ativos, podendo chegar a R$ 830 milhões nesses 25 anos.
O texto apresentado pelo Executivo vai impactar em um universo de 30 mil servidores, entre ativos e inativos, e visa reduzir, a médio e longo prazo, o déficit previdenciário do município, que soma, historicamente, o montante de R$7,2 bilhões.
Foto: Reginaldo Ipê/Câmara Municipal de Vereadores de Salvador