sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ENTREVISTA CARLO BARBIERI ECONOMISTA

Redação - 17/02/2020 07:00

Bahia Econômica – Qual a importância da reforma tributária no Brasil hoje?

Carlo Barbieri – A reforma da presidência, ajudou a que o Estado Brasileiro não falisse, em parte.A Reforma Tributária é essencial para dar um crescimento sustentável ao país, atraindo capital estrangeiro e estimulando o capital nacional, também a investir. O emaranhado fiscal brasileiro prejudica o processo produtivo, desestimula investimentos e faz com que o empresário perca mais tempo com a administração da burocracia tributária do que com sua atividade fim, ou seja produzir bens ou oferecer serviços

BE- Quais os segmentos da economia que devem ser mais afetados com a reforma tributária?

CB- Primeiramente o setor industrial, pois não havendo a tributação em cascata e, as compras não sendo oneradas e sim a venda, aumentará a produtividade e diminuir o preço final do produto. Por outro lado, e setor exportador em particular também será beneficiado, ganhando competitividade internacional, pois hoje o preço do produto exportado como componentes os impostos, o que nenhuma pessoa quer pagar.

BE- A reforma tributária também pode afetar os micros e pequenos empreendedores, de que forma isso é possível?

CB- Sim, toda a cadeia produtiva e de prestação de serviços será beneficiada com uma boa reforma tributária

BE- Qual a importância da reforma para o setor industrial no Brasil? 

CB- Como dissemos acima, a indústria será a mais beneficiada. Vejamos o caso dos EUA. Primeiramente as empresas não pagam impostos e sim apenas os cicios sobre o lucro que obtiveram no resultado do exercício. Mais ainda, toda a cadeia de produção e comercio não tem impostos a recolher. Quem paga o imposto é o usuário final do produto ou serviço. Os únicos que perdem em quantidade de serviços são os contadores, que tem a oferecer mais qualidade e não quantidade de serviços.

BE- O senhor acredita na aprovação da reforma ainda no primeiro semestre de 2020? 

CB- NO Brasil até o passado é incerto. Tenho a esperança que sim, mas, vai depender do Congresso priorizar esta questão sobre alguns benefícios para seus membros

BE- Nos EUA o Governo fez também uma espécie de reforma tributária, na sua avaliação essa reforma funcionou? 

CB- Funcionou maravilhosamente e, crédito a esta reforma o crescimento sustentado que os EUA esat tendo com um nível de desemprego baixíssimo, o mais baixo dos últimos 51 anos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.