quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4126 Dólar 5.0178

CONFUSÃO COM SISU ATRAPALHOU CANDIDATOS DAS FEDERAIS

admin - 04/02/2020 10:15

Um levantamento feito por O Globo em 3.353 cursos de universidades federais aponta que, em 87% deles (2.908), a nota de corte caiu na comparação entre o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o resultado final. A diferença indica que os dados que basearam a escolha dos alunos não eram confiáveis, o que atrapalhou os candidatos. O total de cursos oferecidos pelas federais é de 6.481. A amostra do GLOBO abrange 51% dos cursos.

A nota de corte é o resultado do candidato com o menor desempenho que está sendo aprovado em cada curso. Ela é atualizada diariamente no Sisu e funciona como uma base para o aluno saber se está sendo aprovado ou não. Neste ano, porém, uma mudança que não havia sido anunciada pelo MEC inviabilizou a utilização da nota de corte como referência. Em anos anteriores, o sistema apresentava a seguinte mensagem: “Sua posição (na segunda opção) não foi considerada pois você estava temporariamente classificado em sua primeira opção”.

O novo modelo, no entanto, não tirou da segunda opção alunos que já conseguiram uma vaga na primeira escolha. Isso faz com que a nota suba artificialmente — pois os candidatos ficaram só com a primeira vaga. Os candidatos só perceberam a mudança durante o períoro de inscrições do Sisu e chegaram a pensar que fosse um novo problema do processo. Por isso, criaram a #erronosisu.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.