E-COMMERCE NORDESTINO REGISTRA QUEDA DE -32,91% NAS VENDAS DE DEZEMBRO, FRENTE A NOVEMBRO, APONTA O ÍNDICE MCC-ENET

E-COMMERCE NORDESTINO REGISTRA QUEDA DE -32,91% NAS VENDAS DE DEZEMBRO, FRENTE A NOVEMBRO, APONTA O ÍNDICE MCC-ENET

As vendas do comércio eletrônico no Nordeste variaram negativamente no mês de dezembro, frente a novembro de 2019: -32,91%. O faturamento da região, durante o período, seguiu a movimentação de queda: -40,49%, é o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Ao avaliar o índice regional de vendas, dezembro em relação ao mês anterior, todos os resultados foram negativos: Sudeste (-25,85%); Centro-Oeste (-27,41%); Norte (-28,18%) e Sul (-34,27%). “Se comparado ao mês anterior, dezembro registrou queda nas vendas e faturamento não só no Nordeste, mas em todo o país. O índice negativo está diretamente relacionado aos ótimos resultados vistos no período da Black Friday em novembro. E, em que pese a variação negativa em relação ao mês anterior, os resultados ainda mostram um comércio eletrônico que vem se fortalecendo, ao compararmos com o mesmo período de 2018”, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.

Ao observar a métrica de vendas realizadas no comércio eletrônico do Nordeste, na comparação de dezembro com o mesmo período em 2018, o índice foi positivo: 54%. Na composição do acumulado do ano, todas as regiões registraram dados positivos: o Nordeste lidera com 71,42%. Em segundo, o Norte (68,81%); seguido por Sul (55,92%); Centro-Oeste (53,91%); e Sudeste (51,65%). No indicador de faturamento, relativo a dezembro de 2019, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o Nordeste expandiu 42,40%.

O Nordeste ocupa o segundo lugar no acumulado do ano: (75,07%); ficando atrás do Norte (80,18%). Em terceiro, aparece o Centro-Oeste (72,67%); seguido por Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%). Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice. Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Foto: divulgação