Por: João paulo Almeida
O governo brasileiro tem como meta aumentar para US$ 1 bilhão em cinco anos a exportação de armamentos para Índia, o segundo maior importador do mundo de produtos de defesa. No último sábado (25), Brasil e Índia anunciaram a assinatura de 15 acordos comerciais. Segundo afirmou ao jornal Folha de S. Paulo.
Em contato com o portal Bahia Econômica o professor da FGV EAESP, do Umesh Mukhi avaliou a relação diplomática do Brasil com a índia como sendo muito boa. “A visita do presidente brasileiro junto a delegação ministerial durante o próprio dia da República da Índia, simboliza o interesse estratégico do Brasil em expandir suas relações econômicas com a Índia”.
Sobre os acordos assinados o professor avaliou como muito importantes. “Esperamos que entre 15 e 20 acordos sejam assinados relacionados à agricultura, defesa, energia, cooperação econômica e tecnológica. Somente após a visita poderemos ser mais capazes de analisar o número de acordos e a importância estratégica disso. Sabemos que a delegação ministerial do Brasil também está presente e, portanto, esta é uma excelente oportunidade para os ministros de ambos os países interagirem e criarem uma visão estratégica”.
Foto: divulgação