terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

BRASIL VAI INAUGURAR NOVA ESTAÇÃO DE OBSERVAÇÃO NA ANTÁRTICA HOJE

Redação - 14/01/2020 07:00 - Atualizado 14/01/2020

O Brasil inaugura terça-feira a nova Estação Antártica Comandante Ferraz . Com capacidade para 64 pessoas, ela substitui a base destruída por um incêndio em fevereiro de 2012 e é apontada por pesquisadores como uma das mais modernas da região. “A nova estação brasileira de hoje é a maior estrutura de pesquisas da Península Antártica. E certamente está entre as maiores estações de pesquisa antártica do mundo ”, afirma o professor da Universidade de Brasília, Paulo Câmara, em sua sexta temporada na Antártida .

São 17 laboratórios de pesquisa – 14 internos e 3 externos -, que servem principalmente para estudos de Microbiologia, Biologia Molecular, Química Atmosférica, Medicina , Ecologia e Mudanças Ambientais. Planejado pelo escritório de arquitetura Estúdio 41 e construído pela chinesa Ceiec, vencedora de concorrência internacional, uma nova estação custa US $ 99,6 milhões e é impressa pela estrutura de teste de provas de até 200 km / h, solos congelados e abalos sísmicos.

As obras iniciadas no final de 2015. Suas fundações foram pré-montadas em Shangai e levadas de navios para a Ilha Rei George, onde permanecem as estações do Brasil e de outros países. Assim como pilares, estruturas e contêineres. Para aplicar ou trauma o incêndio que matou dois militares há oito anos, a segurança virou quase obsessão e acabou ampliando uma nova Comandante Ferraz . O projeto original tinha 3,3 mil m², mas a estação ficou com 4,5 mil m², em boa parte por segurança. É quase o dobro da antiga, que tinha 2,6 mil m². “A nova estação será uma oportunidade de mostrar nosso valor como país, pois estamos inaugurando uma estrutura de ponta, que colocará nossos pesquisadores no topo da pesquisa antártica”, afirma o secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, almirante Sérgio Guida.

Segundo, uma comitiva com 45 autoridades, militares, pesquisadores e avaliadores deve participar da inauguração na terça-feira, mas o presidente Jair Bolsonaro desistiu de ir. Ele será substituído pelo vice, Hamilton Mourão . Três ministros também confirmaram presença: Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Marcos Pontes (Ciência). Lá, eles devem participar de uma videoconferência com Bolsonaro. Durante a inauguração será feita a entrega provisória da estação pela empresa chinesa – o definitivo deve ocorrer com o pagamento final, previsto no contrato para 2022. Segundo a Marinha , já foram pagos US $ 60 milhões.

Setenta chineses ainda trabalhavam nesta terça-feira, 7, na estação. A maioria deve ir embora em 31 de março. Alguns poucos permanecem para ajudar na manutenção durante o inverno. Terminada a construção, a atenção agora está concentrada nos investimentos no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) , que há anos sofre com a instabilidade na liberação de recursos. De acordo com o almirante Guida, uma verificação para logística está garantida. Um convênio de R $ 400 milhões com a Petrobrás garante recursos e combustível por cinco anos para as estações e os navios que operam na região, e as agendas parlamentares têm ajudado a fechar como contas.

Na área de pesquisas científicas, porém, uma questão é mais delicada. “O desafio é criar uma estrutura mais estável para o lado científico do Proantar. Hoje perdemos para todos os países do Brics em investimentos na ciência antártica. Só na África do Sul tem um programa na região equivalente ao brasileiro ”, diz o professor Jefferson Simões, vice-presidente do Comitê Científico Internacional Sobre Pesquisa Antártica. “Uma nova Ferraz é uma casa do Brasil na Antártida , tem tanta importância quanto geopolítica quanto à ciência, mas o Proantar é mais amplo que ela.”

Simões lembra que apenas 25% da pesquisa Antártica Brasileira será feita no Comandante Ferraz – ou o restante será realizado no Navio Polar Almirante Maximiano, em acampamentos e num módulo a 2,5 mil milhas. “O trabalho mais profundo é feito nas universidades e nos institutos de pesquisa. O desafio nos próximos anos é o financiamento dos laboratórios no Brasil. ” Uma pesquisa sobre DNA de plantas e fungos antárticos é a primeira feita na nova estação brasileira. Realizado pelos professores Paulo Câmara, da Universidade de Brasília , e Luiz Henrique Rosa, da Universidade Federal de Minas Gerais , ela terá seus resultados apresentados na inauguração, terça-feira. Um dos propósitos do estudo foi testar os novos laboratórios da estação. “A gente fez uma pesquisa e, ao mesmo tempo, testou equipamentos, via energia não caia, se usava adaptados”, afirma Câmara.

Segundo professor, uma estrutura da nova estação possibilitou um grande salto na pesquisa, porque já permite extrair o DNA na Antártida e na sequência no Brasil. “Antes só era possível fazer o trabalho na universidade meses depois e muitas vezes o DNA perdia ao longo do caminho, porque o navio demora para chegar. Agora, as pessoas já podem estabilizar o DNA na Antártida e, portanto, podem levar um pouco de tubinho para o Brasil para sequenciar-lo. ” Luiz Henrique Rosa contém um dos seus principais interesses em Antártida: os fungos que produzem antibióticos. Após isolar e cultivar em placas, o professor extrai como substâncias que produzem e como testador contra dengue, doença de Chagas e outros machos. Outro foco das pesquisas são substâncias que podem ser usadas como pesticidas e herbicidas na agricultura. “Como os microorganismos da Antártida estão disponíveis geograficamente há muito tempo, eles podem ter linhasgens selvagens que podem produzir substâncias muito úteis como remédios.”

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.