domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

PAPA PEDE PARA QUE IRÃ E ESTADOS UNIDOS TENHAM AUTOCONTROLE

Redação - 09/01/2020 09:14

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (9) para que os Estados Unidos e o Irã evitem uma escalada de conflito e que persigam o diálogo e o autocontrole para evitar um confronto no Oriente Médio. Foi o primeiro comentário direto sobre a crise atual, em um discurso feito anualmente que é conhecido como “O Estado do Mundo”, dirigido a embaixadores com credenciais no Vaticano.

Na semana passada, os Estados Unidos mataram um Qassem Soleimani, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país. Os americanos o assassinaram com um ataque com drone em Bagdá, no Iraque. Qassem Soleimani era responsável pelas piores atrocidades cometidas pelo regime iraniano e estava planejando novos ataques quando foi assassinado, afirmou Trump, que disse também que o iraniano “deveria ter sido eliminado há muito tempo”.

Os iranianos prometeram vingança e responderam com um ataque a duas bases dos americanos no Iraque –forma disparados 22 mísseis, mas nenhuma pessoa morreu nessa ofensiva. As duas bases são consideradas estratégicas para a operação militar dos EUA na região e para o combate ao grupo Estado Islâmico.

A principal, Al-Asad, fica em uma região sunita (o Irã é um país xiita). Foram lançados 17 mísseis contra esta base — dois deles não atingiram o alvo e não chegaram a explodir. Segundo o secretário da Defesa americano, Mark Esper, ao menos 11 mísseis atingiram Al-Asad. Outros 5 mísseis foram lançados contra Erbil, que fica em território curdo, mas só um atingiu o alvo.(g1)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.